quinta-feira, 15 de maio de 2008

Entende-se por trabalho democrático aquele realizado por um grupo de pessoas diretores, coordenadores, professores, funcionários, alunos, membros do conselho de Escola e demais representantes da comunidade, que atuam com o objetivo de contribuir e assegurar o aceso ao aluno à Escola, sua permanência e melhoria da qualidade de ensino.
A Escola Professora Floracy Bonfim Pereira de Araújo, esta caminhando na perspectiva de trabalho coletivo onde, os educadores realizam as ações através de discurssões, reflexões sobre elementos curiculares basicos: educador, aluno, escola, sociedade, objetivos, conteudos, metodos de ensino, evasão e avaliação. Estes elementos hoje são percebidos por ótcas teoricos praticas vinculada a uma corrente progresista. Percebemos também que apresentam ainda bastantes divergências pelo grupo.
Na legislação educacional, a LDB determina que os sistemas de ensino assegurem as unidades escolares progressivos grau de autonomia de gestão financeira das escolas mediante repasse de recursos diretamente às escolas apartir de critérios e objetivos.
Em geral dirigentes e educadores avaliam positivamente as pontecialidades do repasse de recursos financeiros a esta escola no sentido de permitir o atendimento de prioridades, necessidade discultidas e estabelicidas em conjunto. Do mesmo modo, a Escola Professora Floracy, aponta a insuficiencia dos valores de repasse, muito aquém das necessidades da escola. Sem dúvida, a ausência ou insuficiência de recursos a serem geridos pela escola delimita os passos que podem ser dados à escola em discurção não possui autonomia financeira para fazer valer as ações propostas no P.P.P. más estamos em prossesso de montagem de uma associação de apoio para podermos tentar descentralizar o poder.
O planejamento, o acompanhamento e controle dos recursos finaciandos são realizados com participação dos segmetos da acomunidade escolar, através dos conselhos escolares no sentido de permitir o atendimento de prioridades, necessidades, discultidas e estabelecidas em conjunto. Sendo assim não pode existir autonomia financeira sem autonomia pedagógica, devido as duas serem interligadas uma a outra.
Não há autonomia de uma instituição de ensino que não articulam entre se as dimensões administrativas, pedagógica, financeira e jurídica. Más, os avanços seriam maiores com a co-responsabilização nas / das comunidades escolares em geral.

Por pertencer ao Sistema do Ensino Municipal, e também fazer parte do projeto Escolar para o século XXI, e em cumprimento às disposições da LDB n.º 9394/96, a Escola Municipal Floraci B. P. Araújo, propõe com este projeto, apresentar de forma clara e precisa, como será realizado o processo ensino-aprendizagem nesta Instituição.
, queremos que nossa escola, seja instrumento de preparação e formação integral para a vida. Afinal, a educação desperta em cada pessoa, a consciência de sua própria dignidade e capacidade para exercer sua cidadania.
Assim sendo, este Projeto Político-Pedagógico, deve ser entendida, como a própria organização do trabalho pedagógico da escola, qualidade, gestão democrática e valorização do magistério e da formação superior. Um projeto assumido pelos componentes da escola e equipe pedagógica, com dinamismo e seriedade.

1.2 PAPEL DA ESCOLA

Nossa escola, tem como papel primordial, assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos, formando cidadãos críticos, capazes de exercer sua cidadania. Estaremos também, oferecendo subsídios para definição de uma política coerente ao nosso cotidiano, não pretendemos partir de esquemas prontos e modelos que possam impressionar.
A escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscará eleger, como objeto de ensino, conteúdo que estejam em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.
Ainda acreditamos que, EDUCAR não é apenas transmitir conhecimentos, envolve a pessoa em todos os aspectos. A escola e o educador tem uma missão especial, tanto na formação da pessoa, quanto na construção da sociedade.
Ressaltamos também que, a escola, por ser uma instituição social propósito explicitamente educativo, tem o compromisso de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e socialização de seus alunos. Essa socialização remete aos aspectos do desenvolvimento individual e o contexto social.
Ora, realizando este trabalho teremos uma escola democrática, capaz de colaborar na formação de um indivíduo crítico, criativo, intelectual, moral, científico e voltado para a transformação da sociedade na qual está inserido.

1.3 OBJETIVOS DA ESCOLA

Vários são os objetivos da nossa escola, dentre eles destacamos os seguintes:

· Criar subsídios junto ao corpo docente no sentido de qualificá-lo para desempenharem com qualidade o processo ensino-aprendizagem;
· Buscar novos caminhos que respondam os desafios, propostas de uma educação integracionista, onde se destaca também os temas transversais e a interdisciplinaridade;
· Promover um gestão democrática, evidenciando o coletivo e a integração dos pais, do conselho escolar e da comunidade escolar.
· Valorizar o aluno como meta prioritária da escola, visando seus direitos e deveres para o Cidadão do século 21;
Valorizar e reconhecer o trabalho realizado pela equipe técnico-pedagógica

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